domingo, 23 de maio de 2010

Juventude, cultura e paz


Músico e ativista Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, participa de festival da juventude, realizado pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional

A imagem que se faz da juventude, muitas vezes, produz visões e rotulações distorcidas sobre a realidade deste grupo social. Idealizada a partir de alguns conceitos, que reclamam de maior engajamento direto do jovem em questões políticas, como ocorreu no passado, ou julgada por setores que encaram esta fase da vida como sendo um momento apenas de crise e de problemas, a juventude, entretanto, está construindo novos caminhos e formas de participação na sociedade.
Trata-se de um momento particular e complexo do cotidiano juvenil. De um lado, são os jovens as maiores vítimas do desemprego e da violência. De outro, a criatividade, a irreverência e a esperança no futuro, características deste grupo etário, fomentam um novo sujeito social que se inventa e recria formas variadas de atuação.
Neste contexto, por suas múltiplas práticas e experiências, a cultura é uma ferramenta de inserção social com enorme potencial entre as gerações mais novas. Além disso, a cultura permeia todas as demais áreas de abordagem terapêutica, disciplinar ou de formação, como a educação, a qualificação para o trabalho, o atendimento social e psicológico e as medidas de proteção.
Em Foz do Iguaçu, o projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura!, é uma das iniciativas que utilizam as demandas culturais como forma de melhoria das condições de vida da juventude. Realizado pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, com a participação da Associação Cultural Usina do Ballet e o apoio institucional do Núcleo Regional de Educação (NRE), Plugado! promove a formação de agentes culturais para atuar nas escolas e comunidades. Além de atividades artísticas, os jovens são envolvidos em ações sociais e de cidadania, com ênfase no enfrentamento da violência e na disseminação da cultura de paz.
Nos próximos dias 25 e 26, o programa irá reunir a juventude iguaçuense no encontro Fala Aí! – Festival Juventude, Cultura e Paz, para debater, trocar experiências e compartilhar a diversidade de olhares e impressão da população jovem da região. O encontro irá enfatizar as formas de enfrentamento e prevenção a todas as formas de violência, que vitimizam a população juvenil.
O fórum Fala Aí! contará com a presença do músico Tico Santa Cruz, integrante da Banda Detonautas Roque Clube, blogueiro e ativista social, que irá participar do debate sobre o tema “Juventude e transformação”. No segundo dia de atividades, serão oferecidas oficinas de formação em diversas linguagens, bate-papos e apresentações artísticas.
Para a coordenadora do projeto Plugado!, Arinha Rocha, a idéia do evento é ampliar os canais e espaços de encontro da juventude, oferecendo condições para que o jovem reflita, discuta e aponte para os caminhos pelos quais devem seguir. “Os adolescentes e jovens são sujeitos de direitos e vivem um momento pleno de suas vidas, onde afloram as suas necessidades e amadurecem as suas perspectivas perante a vida. Parte desse universo é resultado da cultura de cada um, a história de cada pessoa. A idéia do fórum é ampliar as possibilidades para que a juventude trilhe o seu próprio caminhar”, reflete Arinha, que também é diretora da Casa do Teatro, entidade responsável pelo projeto.
Para a estudante Jéssica Silva, de 17 anos, estudante do ensino médio da rede pública, a participação no festival será um momento de celebrar a juventude e discutir questões importantes, como a violência e a paz. “É preciso que o jovem tenha consciência de que a paz precisa ser construída por todos. Tenho a certeza de que a pessoa que faz arte, que participa de sua comunidade, não se envolve com a violência”, diz a estudante, que já fez a sua inscrição no festival.
Todas as atividades que integram a programação são gratuitas. O debate de abertura é aberto a toda a comunidade. Já para participar das oficinas formativas, é necessária a inscrição prévia através de contato com a Casa do Teatro, através de email ou telefone. O evento Fala Aí! pretende atingir 3.000 jovens, nos dois dias de programação.

DEBATE – O músico carioca Tico Santa Cruz, palestrante convidado para a abertura do Festival Fala Aí!, irá compartilhar sua experiência em intervenções que utilizam a arte como forma de inserção social e de combate à violência. O artista, vocalista da banda de rock nacional Detonautas Roque Clube, mantém um grupo de performance social denominado “Voluntários da Pátria”, que leva música, poesia e debates políticos a escolas, universidades, comunidades populares e penitenciárias, onde as questões sociais são debatidas e problematizadas.
Como blogueiro, Tico Santa Cruz mantém há mais de quatro anos o blog “Clube da Insônia”, onde divulga textos, manifestos, contos eróticos, poemas, letras de músicas com ênfase nos temas relacionados ao universo de interesse da juventude e da cidadania.
O músico também é articulista do jornal “O Dia”, onde possui uma coluna semanal e escreve para a revista ecológica "Onda Carioca".

Serviço:
Fala Aí! – Festival Juventude, Cultura e Paz
Quando: 25 e 26 de maio
Informações e inscrições: 45.3572-1473 e casadoteatrofoz@hotmail.com
Enviado por CENNI/FI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário