segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mensagem dos técnicos do CENNI

A IMPORTÂNCIA DE NÃO MORRER UMA HISTÓRIA QUE PREVINE E RECUPERA OS DISTÚRBIOS NUTRICIONAIS NA INFÂNCIA

O texto a seguir conta a história de um projeto que deu certo, o qual iniciou em 1993, não apenas pela proposta pertinente e necessária, de uma equipe técnica e uma diretoria voluntária que formou um grupo envolvido e coeso, assim como de participantes e parceiros interessados.

Deu certo porque o grupo de profissionais e voluntários envolvidos acredita que a melhor e única forma de prevenir e recuperar os distúrbios nutricionais ,é expor o conhecimento que se tem, apostando e confiando na pessoa que aprende,para que adquira autonomia nos cuidados de promoção da saúde.

Assim os protagonistas destes cuidados são representados pelas famílias de cada criança atendida, as quais aprendem, e tornam-se capazes de ensinar. Um método com conseqüências positivas e surpreendentes,assim como resultados visíveis,que buscam a resolução dos problemas assim como a reconstrução diante das dificuldades.

Entre todos os dilemas, o mais comum das Instituições que são filantrópicas sem fins lucrativos é a incerteza de sua sobrevivência com verbas incertas e flutuantes, o que gera a angústia e limita o avanço de uma missão, que neste caso existe há 17 anos em prol da comunidade,ou seja o Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu. Missão esta que visa prevenir e recuperar os distúrbios nutricionais de crianças em situação de risco, por meio de um atendimento multiprofissional, promovendo a saúde nos âmbitos biopsicossocial.

Realizar um projeto pode ser simplesmente uma ação, ou, como ocorreu com o Centro de Nutrição, pode se tornar experiência, ou seja, uma ação cheia de significado, onde Todos que viveram e vivem esta história fizeram e fazem dela uma experiência singular no conhecimento e tratamento dos Distúrbios nutricionais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Nutrição é o processo pelo qual os seres vivos recebem e utilizam os nutrientes necessários à manutenção da vida, ao crescimento, ao funcionamento normal dos órgãos, sistemas e à produção de energia. Portanto os distúrbios nutricionais aumentam o risco de uma série de doenças que podem afetar o crescimento e o desenvolvimento da criança como um todo, os quais se não forem prevenidos e ou tratados em tempo hábil podem causar danos irreversíveis que comprometem a idade adulta. Por isso, a segurança alimentar e nutricional é uma questão básica da saúde durante a infância.

Dentre os principais fatores que causam os distúrbios nutricionais ressalta-se a desigualdade social, alimentação insuficiente, hábitos alimentares precários, diarréias crônicas, intolerância à lactose, modismos alimentares, certas anormalidades metabólicas, fatores emocionais, falta de orientações e informações, desnutrição intra útero entre outros. Assim a prevenção e o tratamento dos distúrbios nutricionais necessitam de uma visão multi, intra e transdisciplinar de profissionais capacitados, assim como de pessoas envolvidas e compromissadas com esta ampla e complexa missão.

Portanto as bem sucedidas parcerias entre organizações da sociedade civil, governos federal, estadual, prefeituras, universidades e setores do comércio refletem possibilidades ilimitadas, demonstrando que muito pode ser construído com articulação, vontade e trabalho árduo em prol de uma tão nobre causa, ou seja, prevenir e tratar os distúrbios nutricionais.

Então VAMOS NUTRIR ESSA AÇÃO,pois precisamos de muita ajuda para manter nosso trabalho com qualidade,responsabilidade,transparência e comprometimento com nossas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário