quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Consulta Pública do Plano Decenal foi prorrogada

Contribuições podem ser enviadas até o dia 30 de novembro para conanda@sedh.gov.br

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) anunciou durante o X Encontro Nacional de Articulação a prorrogação da consulta pública do Plano Decenal. A sociedade terá até o dia 30 de novembro para encaminhar sugestões à Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O Plano Decenal compila as discussões das sete conferências nacionais realizadas pelo CONANDA, intensificadas durante a 8ª Conferência Nacional. Essa Conferência, realizada em dezembro de 2009, teve a participação de mais de 65 mil pessoas em todo o país, sendo um terço de adolescentes, em 2.611 conferências municipais, 260 regionais e 27 estaduais/distrital.

O presidente do CONANDA, Fábio Feitosa, acredita que a importância da consulta pública se dá na medida em que o Plano Decenal “volta às bases para que se possa rever o que foi construído a partir das conferências”. O grande objetivo, destaca Feitosa, é que o Plano reflita “o rosto da sociedade”.

ROTEIRO PARA A CONSULTA PÚBLICA

Para organizar as colaborações e efetivamante facilitar o processo de consolidação final, o CONANDA sugere o roteiro abaixo:

1. Quanto aos marcos da Política Nacional, ou seja, os princípios, os eixos e as diretrizes, observar: são suficientes ou excessivos? Estão compreensíveis, claramente formulados?

2. Quanto às bases do Plano Decenal, ou seja, os objetivos estratégicos e as metas correspondentes: estão compreensíveis? São suficientes ou excessivas? (Observação: solicita-se uma contribuição adicional, que é a de ajudar na hierarquização das metas. Para tanto, basta ordená-las).

3. Caso seja proposta uma nova diretriz, pede-se que seja apresentado pelo menos UM objetivo estratégico; da mesma forma, para um objetivo estratégico novo, pelo menos uma meta correspondente.

4. Quanto ao conjunto do documento, solicita-se que sempre que houver reparos, seja encaminhada a redação alternativa e não apenas o comentário favorável ou desfavorável ao documento.

5. As críticas e sugestões devem ser encaminhadas diretamente ao e-mail conanda@sedh.gov.br até o dia 30 de novembro.

O documento submetido à consulta pública está disponível no Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente (http://www.direitosdacrianca.org.br/).

MAIS INFORMAÇÕES

Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA
[61] 2025 3525


Nenhum comentário:

Postar um comentário