II ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO PARA O ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE TRÁFICO PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL
1. DATA: 02 a 04 de dezembro de 2009
2. HORÁRIO: 8h00min
3. LOCAL: Centro de Treinamento da Itaipu Binacional – PTI - Foz do Iguaçu/PR
4. PÚBLICO: Equipes que atuam nos eixos do Atendimento Psicossocial, Reinserção Familiar e Comunitária, Atendimento Jurídico e da Inserção Sócio Produtiva (assistentes sociais, psicólogos, advogados, conselheiros tutelares, educadores sociais e pedagogos) dos Abrigos, CRAS, CREAS, CEDECAs e instituições afins.
5. OBJETIVOS: Formar equipes que atuam diretamente na área do atendimento a crianças e adolescentes, vítimas de violência sexual, principalmente nas modalidades da exploração sexual e do tráfico para este fim, visando possibilitar à rede:
1. Compreender e identificar os casos;
2. Acessar, atender, encaminhar e acompanhar os casos, utilizando a metodologia proposta;
3. Monitorar os casos recebidos de forma a produzir a inserção social destes sujeitos;
4. Mapear a rede de atenção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual;
5. Estabelecer e pactuar fluxos para um atendimento qualificado e humanizado a este perfil de público.
6. METODOLOGIA
A capacitação/assistência técnica, será desenvolvida a partir da metodologia sistematizada do Programa de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Tráfico para Fins de Exploração Sexual – TSH/Abrigos /Partners of the Américas e abordará questões ligadas ao atendimento / assistência às vítimas, utilizando estudos de casos e histórias de vida..
7. CONTEÚDO:
a. Componentes da Metodologia:
- Atendimento Psicossocial
- Atendimento Jurídico
- Reinserção Familiar e Comunitária
- Reinserção Sócio-Produtiva
- Gestão / Informatização dos Espaços de Acolhimento
b. Marco Legal da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes:
c. Marco Teórico da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
d. Violência Sexual e Gênero;
e. O Papel das Políticas Públicas nas ações de enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; Orçamento Público como resposta a estas ações
f. Sistema de Garantia de Direitos
g. Participação e Protagonismo Juvenil.
h. Estratégias para Busca Ativa
9. FACILITADORAS:
Sandra Santos (Coordenação Técnica e Responsável pelo Componente de Atendimento Psicossocial) – Psicóloga. Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais. Técnica do Programa TSH/Abrigos. Agente Local do Programa Turismo Sustentável e Infância – MTUR/BA, em 2008. Consultora do PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro.
Ilma Oliveira (Supervisão e Responsável pelo Componente de Reinserção Sócio-produtiva) – Psicóloga. Diretora do Instituto Aliança e Coordenação Pedagógica dos Programas de Trabalhabilidade de Jovens; Técnica do Programa TSH/Abrigos.
Jalusa Silva de Arruda (Responsável pelo Componente de Atendimento Jurídico) – Advogada. Pós-graduada em Direito Civil pelo UNESC – Centro Universitário do Espírito Santo, Especialista em Relações Internacionais pela UFBA e mestranda do NEIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da FFCH/UFBA; Assessora Técnica do PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro.
Valéria Brahim (Responsável pelo Componente Reinserção Familiar e Comunitária) – Psicóloga. Especialista em Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente (USP). Equipe Técnica do Programa TSH/Abrigos. Gerente de Programas Sociais da Associação Brasileira Terra dos Homens. Coordenadora do PAIR- Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro – no estado do Rio de Janeiro.
Graça Gadelha (Articulação político-estraté gica e Consultoria Técnica) – Socióloga. Especialista em Políticas Públicas na área da infância e da juventude; Pesquisadora; Membro do Grupo Gestor Nacional do PAIR; Consultora no âmbito da cooperação internacional, com expertise nas áreas de exploração sexual contra crianças e adolescentes e tráfico para esse fim.
Rebeca Ribas (Responsável pelo Gerenciamento Operacional, Representação Política em Salvador e Apoio no Componente de Reinserção Sócio-produtiva)– Psicóloga. Coordenação Técnica de Programas de Participação Juvenil do Instituto Aliança.
INSCRIÇÕES: É necessário confirmar a participação até o dia 30/11, informando o nome, a organização e o contato pelo telefone: 35211430 (das 8h às 14h) ou 91038118 com Dina, ou pelo e-mail: disseminacao@ institutoalianca .org.br. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.
REALIZAÇÃO:
Instituto Aliança com o Adolescente
PARCEIROS FINANCIADORES:
SEDH – Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República
PARCEIROS ESTRATÉGICOS:
Secretaria Municipal de Assistência Social
Itaipu Binacional
Rede Proteger.
--
Edinalva Severo
(45) 3521 1430
Enviado por Instituto Elos. Ver também http://www.redeproteger.com.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário