quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Plano de Mobilização Social pela Educação

Recebemos esta mensagem, por email:

Prezados Senhores:

Executamos na Assessoria Especial do Gabinete do Ministério da Educação, por coordenação da Professora Linda Goulart, o Plano de Mobilização Social pela Educação - PMSE, que busca envolver toda a sociedade no debate sobre a educação, e tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância.

Fundamentamos nossas ações em resultados demonstrados em pesquisas, brasileiras e do exterior, que evidenciam os reflexos positivos da relação entre a família e a vida escolar das crianças. Esse acompanhamento resulta na melhoria da qualidade do ensino e conseqüente aproveitamento escolar.

A mobilização social é considerada um dos pilares do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), uma vez que somente quando a sociedade internalizar a educação como um valor, a situação da educação em nosso país alcançará os resultados positivos almejados.

Atualmente, mais de 1.700 municípios brasileiros apresentam Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) inferior à média nacional de 4,2. Além dessas localidades, existem escolas em periferias dos grandes centros, que revelam situações ainda piores. Ambos são considerados prioritários para o atendimento do Plano de Metas do PDE. Esse é o universo que o PMSE busca alcançar.

A base do PMSE pode ser sintetizada na educação como um direito e um dever das famílias:

a) todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o direito de reivindicar que a escola dê uma educação de qualidade para todos os alunos. Podem e devem cobrar providências, medidas e ações para que isso ocorra.

b) todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o dever de ajudar a escola em casa, criando disciplina e rotina de estudos.

Ao longo dos últimos meses identificamos em todo o território nacional, pessoas e organizações dispostas a se tornarem parceiras e protagonistas desse esforço de mobilização social. Nesse sentido estabelecemos a forte pareceria com o Fórum Nacional DCA sendo que por meio de suas integrantes - Ivania Ferronatto - tomamos conhecimento de seu trabalho. Acreditamos que a participação de todos os integrantes do sistema legal é de vital importância e nesse sentido já estivemos explanando nosso trabalho junto a comissão de direitos humanos do Conselho Federal da OAB, que nos apoiou. Também no âmbito do sistema legal já contamos com a adesão da ABMP e do FONCAIJ em nossa mobilização social.

Contamos então com o seu apoio e divulgação para toda a sua classe profissional.

Por final esclarecemos que todas as ações e materiais estão disponíveis no nosso blog – http://www.familiaeducadora.blogspot.com/ bem como no site http://portal.mec.gov.br/mse.

No aguardo de seu retorno, atenciosamente,

Andréa Abrão Paes Leme
Consultora MEC - UNESCO
Mobilização Social pela Educação
Gabinete do Ministro
E-mail: andrea.leme@mec.gov.br
Fone: 61 2022 7843

O Plano de Mobilização Social pela Educação tem nosso apoio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário