sexta-feira, 20 de novembro de 2009

20 anos da Convenção dos Direitos da Criança

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, comemora nesta sexta-feira os 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989; apenas dois países-membros da ONU ainda não ratificaram a Convenção: Somália e Estados Unidos.

Comemoração na ONU
Daniela Traldi, da Rádio ONU, em Nova York.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, comemora nesta sexta-feira os 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989.

A Convenção articula um conjunto de direitos universais das crianças, como o direito à identidade, a um nome e nacionalidade, à educação, aos mais altos padrões de saúde, à proteção contra o abuso e a exploração.

Ratificação

Apenas dois países membros da ONU ainda não ratificaram a Convenção: Somália e Estados Unidos.

Durante evento comemorativo na sede das Nações Unidas nesta sexta-feira, a diretora-executiva do Unicef, Ann Veneman, lembrou que a Convenção dos Direitos da Criança foi uma decisão histórica.

Ela disse que ainda há muito mais para ser feito. Veneman chamou de inaceitável as quase 9 milhões de mortes anuais de crianças no mundo antes de completarem um ano de vida.

Na mesma cerimônia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que as crianças devem estar no pensamento de todos especialmente numa época de múltiplas crises.

Avanços

A brasileira Mayra Avellar Neves, de 17 anos, vencedora em 2008 do Prêmio Paz para as Crianças, também participou do evento na sede da ONU.

O Unicef já havia lançado nesta quinta-feira edição especial do 'Estado das Crianças do Mundo', o mais importante relatório sobre os direitos das crianças.

O documento ressalta os avanços conseguidos nas últimas duas décadas mas enfatiza que milhões delas ainda sofrem com a falta de proteção contra violência, abuso, exploração, discriminação e negligência.

Fonte: Rádio ONU.


2 comentários:

  1. o que devo fazer quando uma pessoa some duas criança

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, desculpe, só vi agora seu comentário...
    Bom, creio que a primeira coisa a fazer é avisar a polícia... se não der resultado, vc pode procurar o Conselho Tutelar ou o MP e contar a situação. São os primeiros passos...
    Qualquer coisa, nos procure novamente (email: advogadospelainfancia@yahoo.com.br).
    Att.

    ResponderExcluir