segunda-feira, 17 de maio de 2010

18 de maio - caminhada

Uma caminhada organizada pela Itaipu e Rede Proteger lembrará, na terça-feira (18), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A marcha, de aproximadamente três quilômetros, vai começar às 9 horas, em frente ao 34º Batalhão de Infantaria Motorizado e seguirá pela Avenida Brasil até a Praça do Mitre, em Foz do Iguaçu. Na praça, haverá tendas com serviços e atividades lúdicas.
Cada uma das 30 instituições integrantes da Rede Proteger apresentará o trabalho realizado na prevenção, no combate e no cuidado com os meninos e meninas vítimas de maus-tratos e violência sexual.
Itaipu, por exemplo, fará a exposição da casa “Lar, nem tão doce Lar”, cujo objetivo é mostrar aos jovens os efeitos negativos provocados pela violência doméstica e, também, estimular a denúncia, por intermédio do número 180.
O Poliambulatório do Porto Meira fará exames preventivos e consultas rápidas, enquanto a Casa do Teatro promoverá rodas de conversas e apresentações teatrais.

O dia 18

O dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal nº 9970/00 com o objetivo de reforçar o enfrentamento à violência sexual contra meninos e meninas, bem como mobilizar os diversos setores da sociedade sobre o problema.
A data foi escolhida como protesto contra um crime impune. Em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, uma menina de oito anos foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Apesar de ser considerado bárbaro, o crime, conhecido como “Caso Araceli”, prescreveu e os culpados permanecem impunes.

(Com JIE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário