domingo, 4 de julho de 2010

Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes

Revisão do Plano Estadual Plurianual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes está disponível para consulta pública.

Comissão Estadual Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, coordenada pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná (SECJ) e vinculada à Câmara de Garantia de Direitos do Cedca-PR, divulgou nesta quinta-feira (24), a versão preliminar do Plano Estadual Plurianual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes para consulta pública. O Plano, elaborado em 2003, vem sendo revisado desde 2009 e privilegiou a descrição detalhada de ações e seus desdobramentos para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Seu período de vigência será o de 2010 à 2015. Na nova redação, o Plano traz as ações divididas em cinco eixos. O primeiro eixo apresenta elementos para a realização da gestão do plano. O segundo mostra como fazer a mobilização e articulação para o enfrentamento à violência. O terceiro destaca ações para prevenir e atender crianças e adolescentes vítimas de violência. O quarto fala como garantir a proteção infanto-juvenil e responsabilizar seus agressores. O último eixo mostra como estimular a participação do público infanto-juvenil na garantia de seus direitos e da sua proteção. Segundo Juliana Feitosa, psicóloga da Coordenação de Ações Protetivas da Secretaria e membro da Comissão, o propósito é ofertar diretrizes concretas para o enfrentamento das violências no Estado. “O diferencial é que o Plano foi construído coletivamente pelo Governo do Estado do Paraná e pela Sociedade civil. Além de fortalecer a política estadual, ele vai estimular e servir como parâmetro para a construção de planos municipais de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”, diz.

A população pode colaborar com sugestões mandando e-mail para a Comissão: http://br.mc1116.mail.yahoo.com/mc/compose?to=ceievca@secj.pr.gov.br&subject=Sugest%E3o%20para%20o%20Plano%20Estadual. As sugestões serão discutidas pelos membros da Comissão no mês de julho, para que, ainda este ano, possa ser publicada a versão completa e finalizada do Plano.
Fundação Iniciativa (041) 3019-7614

Enviado por Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário