domingo, 20 de fevereiro de 2011

Plugado! e a formação pelas artes

Projeto mantido pela Itaipu Binacional e a Casa do Teatro inicia novo ciclo de formação.

Transformar adolescentes e jovens em agentes culturais e ajudar a prepará-los para a vida. Com este objetivo, o projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura! está realizando o terceiro ciclo de formação continuada. O programa é desenvolvido pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), mantido por esta empresa de energia elétrica.

Os participantes desta etapa formativa são quarenta jovens, de dez escolas da rede pública estadual de educação, que atuam como multiplicadores em suas respectivas instituições de ensino, repassando gratuitamente técnicas de teatro, dança e cidadania a outros oitocentos estudantes.

Neste ciclo, realizado no Centro de Convivência Escola-Bairro do Jardim São Paulo, o projeto Plugado! irá oferecer trinta dias de estudos, pesquisas e trocas de conhecimentos sobre teatro e dança. Além disso, os participantes recebem conteúdos de participação social e protagonismo juvenil, com ênfase na prevenção e enfrentamento da violência.

O objetivo desse processo de formação é qualificar os agentes culturais com competências e habilidades artísticas, culturais e sociais necessárias para a replicabilidade das ações do projeto, permitindo a reprodução das atividades e a manutenção das ações nas escolas que recebem a iniciativa. Este é o terceiro ciclo que os beneficiários do projeto participam. A equipe de instrutores é formada por arte-educadores, artistas e uma pedagoga, todos profissionais do projeto.

Como explica Arinha Rocha, coordenadora geral do projeto, durante os encontros são trabalhados temas relacionados às artes e também sobre o relacionamento entre as pessoas. “Queremos que os agentes culturais ajudem a fazer do ambiente escolar um espaço de vivência por completo, onde os jovens tenham interação e promovam a coletividade. Para isso, usamos a arte como instrumento”, conta Arinha.

O projeto Plugado! é realizado desde o final do ano de 2009 e se constitui em uma das experiências de formação artística e cultural mais efetiva e duradoura do município. De forma permanente, ao longo de todo o ano, são realizadas oficinas de teatro e dança nas dez escolas atendidas, além da realização periódica de cursos envolvendo temas como produção de vídeo, novas mídias e comunicação cidadã. Ao final de cada semestre, os participantes reúnem os resultados da intervenção, durante a Mostra da Cidadania. Em sua última edição, realizada no final do ano passado, foram quatrocentos protagonistas e cerca de trinta trabalhos apresentados.

Plugado! inclui também a produção de encontros e fóruns que tratam de temas de interesse da juventude. Já a metodologia denominada “Rodas de Conversas”, que integra o programa, são terapias coletivas onde os estudantes debatem e refletem sobre conflitos do cotidiano e abordam temas como violência, sexualidade, preconceito, entre outros assuntos relevantes.

Para Gládis Mirtha Baez, coordenadora do PPCA e gestora de projetos da Itaipu Binacional, as ações do projeto Plugado! se somam a outras iniciativas da empresa que visam o fortalecimento do sistema de garantia dos direitos da infância iguaçuense. “A empresa tem como visão estratégia o investimento em programas voltados para crianças, adolescentes e à juventude. Plugado! está inserido neste contexto, buscando oferecer oportunidades e elevar a qualidade de vida desta população”, resume Mirtha.

A VIDA EM MOVIMENTO – Entre os “Plugados!”, alguns participarão do ciclo de formação pela primeira vez. Eles ocupam as vagas deixadas por outros jovens que deram novos passos na vida profissional ou estudantil. É o caso, por exemplo, de Patrick Delgado, 18 anos, estudante do Colégio Estadual do Barão do Rio Branco, que assumiu o lugar de seu colega, Thiago Lisarte, que deixou o projeto para cursar o ensino universitário, em Curitiba.

Para Patrick, a formação começa com empolgação e expectativa, já que os conteúdos servirão para o seu novo desafio, que é o de repassar as técnicas para outros estudantes de seu colégio. “Pretendo coletivizar todo o conhecimento, pois, quando as pessoas fazem as coisas juntas, tudo fica mais fácil. Aprendemos a o compreender o outro, a conversar a se respeitar. E nesse processo, a arte é fundamental já que ela humaniza o homem”, reflete o estudante, que toca velhas canções de rock and roll e de MPB em seu violão, sempre em uma roda de colegas.

O jovem lembra que já era um dos participantes das oficinas de teatro desenvolvidas pelo Plugado! em sua escola e durante a Mostra da Cidadania de 2010 encenou o espetáculo “Rosa do Povo”.

Já Thiago Lisarte, que acaba de se despedir do projeto, está iniciando um novo momento de sua vida, mas pretende manter-se ligado à produção artística e cultural. No início do ano, o estudante iniciou o curso de Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Antes, porém Thiago já havia sido aprovado em primeiro lugar neste mesmo curso, no vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

“Quanto entrei no projeto, imaginava que ele iria acrescentar algo em minha vida. Só depois vi que iria muito além do esperado, me ajudando em minha relação com as outras pessoas e no entendimento sobre a realidade”, afirma Thiago, agora busca formação acadêmica para continuar atuando na arte, principalmente, na produção literária e de textos, de um modo geral.

No início do mês de março, o projeto Plugado! irá começar a desenvolver as atividades artísticas nas escolas participantes do programa.

Enviado por Simone Gonçalves Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário