terça-feira, 3 de maio de 2011

Projeto Plugado! recebe prêmio de Direitos Humanos


O projeto "Plugado - Canais Ligados na Cultura!", mantido pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu Binacional e pela Casa do Teatro de Foz do Iguaçu, recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, pelo trabalho realizado com 40 adolescentes de bairros pobres de Foz do Iguaçu, onde existe incidência de risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude. A solenidade de entrega será em Brasília, no dia 18 de maio.

Com apenas dois anos de existência, a iniciativa concorreu com projetos de todo o país e foi premiada na categoria Protagonismo de Crianças e Adolescentes, por incentivar a sensibilização dos jovens e formá-los para que sejam protagonistas em suas comunidades, repassando os ensinamentos e exemplos que recebem com as atividads do Plugado!.
Segundo Gladis Mirtha Baez, coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente da Itaipu, o Plugado! foi criado como ferramenta de enfrentamento e prevenção da violência contra meninos e meninas em Foz do Iguaçu. Para Arinha Rocha, diretora da Casa do Teatro e coordenadora do Plugado!, o prêmio é uma prova de que o trabalho está sendo bem feito. "Premiações como essa coroam o modelo de trabalho que desenvolvemos", disse ela.

O Projeto Plugado! capacita jovens para atividades de agente cultural nas escolas, remunerando-os com R$ 100 por mês. Depois, eles repassam os conhecimentos e habilidades para outros 400 estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário