quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mostra da Cidadania


Evento cultural reúne os resultados dos projetos da Casa do Teatro.

Quando: 29 e 30 de junho e 01 e 02 de julho, às 19:30 horas.
Onde: Teatro Barracão - Praça da Bíblia

Entrada gratuita.

Em quatro dias, serão apresentadas 30 atividades artísticas produzidas por crianças, adolescentes e jovens, durante a programação da Mostra da Cidadania, evento que reúne os resultados dos projetos mantidos pela Casa do Teatro, organização não governamental iguaçuense.
Nos dias 29 e 30 de junho e 01 e 02 de julho, o Teatro Barracão será o palco de peças de teatro, performances de jazz, street dance e dança contemporânea, espetáculos de balé e apresentações de violão e bateria, encenados por centenas de jovens artistas.
A Mostra da Cidadania é realizada desde o ano de 2006, a cada final de semestre. É um grande encontro de expressão artística e cultural. O espaço também promove a interação entre os beneficiários dos programas, seus familiares e a comunidade em geral, através da troca de experiências de realidades diversas vividas pelos jovens, demonstrando que a cultura é um meio de se afirmar a convivência harmônica entre as pessoas.
Como afirma a diretora da Casa do Teatro, Arinha Rocha, mais que uma atividade cultural, encontro é uma forma de integração social. “Na mostra, acontece uma congregação das mais diferentes identidades, das mais distintas realidades, com pessoas de praticamente todas as regiões da cidade. Trata-se de um momento de expressão da cidadania e de afirmação de nossa coletividade, por meio da arte e da cultura”, define Arinha.
A mostra conta com a produção de estudantes de 10 escolas da rede pública estadual de educação e de uma escola municipal, participantes do projeto Plugado!, iniciativa desenvolvida pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional. A ação utiliza a arte, a cultura e a educação como ferramentas de inserção social e de mobilização comunitária de adolescentes e jovens.
Os participantes do projeto Oficinas da Casa, realizado no Teatro Barracão, também irão expressar as suas criações nas linguagens de balé, bateria, violão, dança de rua, jazz e teatro, durante a Mostra da Cidadania. O trabalho é realizado a partir da parceira entre a Casa do Teatro e a Fundação Cultural, que possibilita que a gestão cultural do equipamento seja realizada pela associação cultural.
As apresentações do evento são gratuitas e, terão início às 19:30 horas.
SONHOS – No último dia do evento, 02 de julho, será feita a estreia do espetáculo “Sonhos”, encenado pelos Agentes Culturais Plugados!, que atuam com dança. A peça, que conta com 18 dançarinos, é composta a partir da união de diferentes linguagens da arte da dança, como o jazz, a dança contemporânea, o street dance o balé clássico.
O espetáculo de cerca de 40 minutos de duração, aponta para a perspectiva de esperança, lançando para a juventude uma mensagem de otimismo no sentido de um mundo mais justo e solidário. A coreografia, criada pelos monitores de dança do projeto Plugado!, Michele Oliveira e Michael Rodrigues, está sendo produzida e ensaiada há quatro meses.
Além das várias linguagens de dança, “Sonhos” também conta com a rima da cultura hip hop, através e um interferência de rap composta e cantada pelos próprios jovens artistas do projeto.
PLUGADO! – O projeto foi planejado e desenvolvido a partir de 2009, pelas equipes da Casa do Teatro e do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), iniciativa ligada diretamente à direção geral da Itaipu Binacional. Foram selecionados 40 adolescentes e jovens de 10 escolas da rede pública estadual de educação, que receberam formação em teatro, dança, cidadania e participação social. Estes estudantes recebem um auxílio mensal de R$ 100,00 e atuam como multiplicadores (Agentes Culturais Plugados!) nas instituições de ensino, repassando os conhecimentos a outros adolescentes e jovens. Ao longo de sua execução, o projeto já atendeu 800 estudantes e ainda prevê ações com professores e operadores dos direitos.
Recentemente, o projeto foi contemplado com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria “protagonismo de crianças e adolescentes”, título de abrangência nacional, conferido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, fórum que atua junto à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.
Plugado! foi premiado juntamente ao lado de instituições como a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Canal Futura e Pontífice Universidade Católica (PUC/GO).
OFICINAS DA CASA – As oficinas de formação realizadas no Teatro Barracão abrangem dança contemporânea, ballet clássico, dança de rua, teatro, violão e bateria. São atendidas por semestre, 300 crianças, adolescentes e jovens, além de algumas turmas específicas, formadas por adultos.
As oficinas são ministradas no Teatro Barracão, por professores e arte-educadores e uma pedagoga.
As atividades realizadas no equipamento público de teatro foram possíveis pela parceria entre a Fundação Cultural e a Casa do Teatro, pela qual a associação passou a realizar a gestão cultural do espaço. O teatro é utilizado de forma compartilhada por toda a comunidade. Os custos de manutenção do funcionamento do teatro são divididos entre a Casa do Teatro e a Fundação Cultural.

Enviado pela Casa do Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário