segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ofício a SEDH, solicitando Programa p/adolescentes

Ofício nº 01/2009

Foz do Iguaçu-PR, 19 de junho de 2009.


A Sua Excelência o Senhor
Paulo de Tarso Vannuchi
Ministro de Estado da Secretaria Especial dos Direitos Humanos
70.064-900 – Brasília. DF
C/c ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República


Assunto: Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte


Excelentíssimo Senhor,


1. Segundo dados do estudo denominado Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros – 2008, realizado pelo Ministério da Justiça em parceria com outras instituições, o Município de Foz do Iguaçu, no Paraná, possui a maior taxa média de homicídios da população juvenil do Brasil, com o alarmante número de 234,8. Tal índice supera de longe as taxas registradas em grandes capitais como Curitiba (100,0), Porto Alegre (86,6) e São Paulo (58,1).

2. Vale conferir também a pesquisa feita pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, em parceria com a ONG Fundação Nosso Lar/CEDEDICA, com apoio da ITAIPU Binacional, acerca da mortalidade de adolescentes em Foz do Iguaçu e que se encontra disponível no endereço eletrônico http://www2.fozdoiguacu.pr.gov.br/Portal/VisualizaObj.aspx?IDObj=3563.

3. Diante desse quadro, conclui-se que a cidade de Foz do Iguaçu é uma das mais necessitadas de ações e políticas públicas que visem reduzir as taxas de homicídios de jovens, de todo o Brasil... E o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte é uma dessas medidas que se fazem urgentes.

4. Sendo assim, solicita a imediata implantação do referido programa no Município de Foz do Iguaçu-PR, firmando-se as necessárias parcerias com as instituições públicas e privadas locais, articulação de responsabilidade dessa Secretaria. Responda-se a este ofício no prazo legal.

Atenciosamente,



Thiago Borges Lied
Presidente da ONG Advogados pela Infância

2 comentários:

  1. Este ofício recebeu moção de apoio dos participantes da V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Foz do Iguaçu.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.
    Acredito que não faltou nada.

    ResponderExcluir