quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Cyberbullying: O que é? Como evitar?

Antes de analisar a questão do Cyberbullying é importante definir o que vem a ser Bullying:

Bullying[1] é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender(Fonte Wikipedia).

O CyberBullying nada mais é do que um tipo de bullying praticado praticado usando as tecnologias de informação, como o orkut, msn, e-mail, facebook, myspace, ou seja, recorre-se a tecnoloia para ameaçar, intimidar ou humilhar alguém.

Por óbvio que o autor desse tipo de prática pode ser processado civilmente pelos danos causados às vitimas desta prática. Mas além disso, o cyberbullying pode configurar uma conduta criminosa, como o crime de ameaça (art. 147, do CP), crime de preconceito de cor ou raça (Lei 7.716/89), incitação ao crime (art. 186, do CP), dentre outros.

Saliente-se que os adolescentes não estão isentos de responsabilidade no caso de cyberbullying, uma vez que esta prática pode configurar um ato infracional (art. 103 do ECA).

DICAS:

Comunique a um adulto em caso de bullying.

Não abra ou leia as mensagens de cyber bullies.

Se o problema ocorrer na escola, comunique os responsáveis, pois normalmente as escolas tem programas para resolver isso.

Não apague as mensagens recebidas, elas podem ser utilizadas posteriormente em caso de ação judicial.

Informe e polícia se necessário.


Reportagem do fantástico sobre o assunto:


Mais sobre o assunto:

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=45F563C7EFA931C9E04400144F16FAAE&opsel=1&channelid=0

http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário