terça-feira, 7 de setembro de 2010

Rede Proteger lança revista teórica e informativa


A publicação terá circulação dirigida e gratuita e foi lançada durante o Seminário Latino-Americano de Acolhimento Familiar

Durante o Seminário Latino-Americano de Acolhimento Familiar (2 a 4/9), a rede Proteger de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, que organizou o evento em Foz do Iguaçu, lançou a revista “Criança e Adolescente”, uma publicação temática, teórica e informativa, que abordará temas ligados à defesa dos direitos da criança e do adolescente, eixo de atuação da Rede. O primeiro número da revista, com 54 páginas, é uma edição especial, tratando do acolhimento familiar, tema do Seminário, embora traga outros assuntos.

A revista terá como objetivo principal o de contribuir para a discussão teórica e prática sobre o tema dos direitos e proteção da criança e do adolescente, bem como informar e divulgar práticas sobre o referido tema, e espera suprir uma lacuna existente, principalmente no âmbito local e regional, de um aprofundamento teórico sobre esse tema. Em suas páginas também pretende divulgar as práticas existentes nesta área, fomentar novas iniciativas e proporcionar a troca de experiências entre instituições, profissionais e interessados pelo tema.

Voltada, principalmente, para profissionais que atuam na área da defesa dos direitos da criança e do adolescente, terá uma circulação dirigida e gratuita, sendo ofertada a conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, dirigentes, coordenadores e técnicos de entidades governamentais e não governamentais, educadores, profissionais, estudantes, adolescentes e interessados pela área.

Acolhimento familiar - O número um da revista Criança e Adolescente ocupa quase metade de sua edição com o documento “Crianças e adolescentes sem cuidados parentais na América Latina”. Realizado pela Rede Latino-Americana de Acolhimento Familiar em parceria com a Aldeas Infantiles SOS Internacional, o documento faz uma radiografia minuciosa sobre este problema no continente. Um artigo do promotor gaúcho Neidemar Fachinetto também trata do acolhimento familiar.

A revista fala ainda sobre o trabalho das instituições em rede, as ações e projetos desenvolvidos na área, como o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente, desenvolvido pela Itaipu Binacional, uma pesquisa sobre os egressados de abrigos e um artigo contendo ponderações sobre a violência contra adolescentes em Foz do Iguaçu, além de algumas sugestões de livros, vídeos e cds, sempre com o foco na temática da criança e do adolescente.

Assinada pelo jornalista Carlos Luz e editada pela Rede Proteger, a revista deverá, a partir dos próximos números, focar outros assuntos relacionados à proteção dos direitos da criança e do adolescente e pretende expandir sua penetração nas faculdades e universidades da região, principalmente entre os cursos de serviço social, psicologia, pedagogia e direito, assim como ampliar seu público, trazendo também artigos em espanhol.

Fonte: Boletim Guatá - Setembro 2010- 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário