terça-feira, 8 de setembro de 2009

Documentário "Garapa": lançamento em Foz

Em Foz, cineasta José Padilha lança documentário sobre a fome

O cineasta José Padilha lança na terça-feira, dia 15 às 19h30, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, o documentário Garapa, que aborda o problema da fome no Brasil. Após a exibição do filme, ele responde a perguntas do público.
O título Garapa refere-se a uma mistura de água com açúcar que muitas vezes é o único alimento de milhões de famílias pobres, especialmente no Nordeste brasileiro. Os dramas e flagelos dessas famílias brasileiras são mostrados neste que é um dos mais contundentes retratos da fome no país.
O filme chega no momento em que o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) lança uma campanha nacional pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 047/2003, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que inclui o Direito Humano à Alimentação no artigo 6º da Constituição Federal (capítulo dos direitos sociais).
Por incrível que pareça, o direito à alimentação não figura entre os direitos sociais fixados pela Constituição Federal, apesar de ser um dos principais direitos da pessoa humana, reconhecido, inclusive, em tratados internacionais. O Brasil, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, ainda convive com o problema da fome.
A PEC pretende corrigir esse "lapso" e o filme Garapa faz parte da campanha para aprovar essa proposta. A matéria foi aprovada no Senado Federal e agora tramita na Câmara dos Deputados. O objetivo do Consea é que a matéria seja aprovada até 16 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial da Alimentação.
O filme já teve sessões especiais, seguidas de debates, em São Paulo (na Folha de São Paulo, dia 18), no Rio de Janeiro (jornal O Globo, dia 19) e Fortaleza (dia 21) em Salvador (dia 28) como parte da programação do VI Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
Inscrições pelo Site: http://www.consea.pr.gov.br/.

Enviado por João Luiz Dremiski.
Confira abaixo-assinado pela aprovação da PEC 47/03 através do marcador "direito à alimentação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário