sábado, 5 de setembro de 2009

Manifesto Mundial pela Inclusão – Ser Diferente é Normal

Pré-Lançamento do Manifesto Ser Diferente é Normal – Nova York – 6/9

O website onde tudo é normal, menos o preconceito

O Manifesto virtual “Ser Diferente é Normal”, pela inclusão de todos e contra o preconceito, do Instituto MetaSocial, terá pré-lançamento em Nova York, no próximo dia 6 de setembro, durante o Brazilian Day, grande evento da comunidade brasileira nos Estados Unidos.

O SER HUMANO acontece na natureza de diversas formas, cores, tamanhos…
Como definir normalidade, se nem dois gêmeos idênticos são iguais?
Por que SER DIFERENTE É NORMAL?
Porque cada pessoa é única.
E a única característica que nos une é a DIVERSIDADE.
Você já viveu alguma situação em que se sentia excluído?
Imagina como seria carregar os traços de uma pessoa com deficiência?
Quer contribuir para um mundo sem preconceitos e, por isso, melhor para todos?
Então, seja bem-vindo ao Manifesto “Ser Diferente é Normal”, onde é possível fazer tudo isso, sem sair da frente do computador.

Pré-Lançamento no Brazilian Day
O Brazilian Day ocorre há 25 anos e agrega um público de 1 milhão e meio de pessoas ao longo de 25 quarteirões no coração de Manhattan. Este ano, participarão do show Marcelo D2, Alcione, Carlinhos Brown, Elba Ramalho, Victor e Leo e Arlindo Cruz. A apresentação do espetáculo será de Regina Casé. A Rede Globo, parceira do Instituto MetaSocial é uma das promotoras do evento.
O filme de apresentação do Manifesto será exibido em telões durante o dia. As três coordenadoras do Instituto MetaSocial estarão no local dando maiores informações a respeito da campanha.

ONU

A campanha ajudará ainda a promover a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, primeiro tratado internacional de Direitos Humanos do século XXI das Nações Unidas (ONU), aprovada no ano passado pelo Congresso brasileiro com valor constitucional e que foi elaborada para garantir os apoios necessários para que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades na vida.
Mundialmente, o website do Manifesto será lançado na sede da ONU, no dia 3 de dezembro de 2009, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O Instituto MetaSocial convida a imprensa para ajudar a repercutir esta inovadora e criativa iniciativa, pensada de forma a dar visibilidade às pessoas com deficiência, e ao mesmo tempo, expandir seu alcance para incluir todos os grupos que se sentem excluídos.

MetaSocial

O Instituto MetaSocial é uma ONG com sede no Rio de Janeiro e representações em Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Nova York, que, há mais de 15 anos desenvolve ações pela inclusão das pessoas com deficiência.
Atua em parceria com a mídia para difundir a noção de que “Ser Diferente é Normal”, no sentido de que todas as pessoas são diferentes, logo, a diferença é corriqueira, intrínseca, humana.
Esta frase é slogan do Instituto MetaSocial desde 2003.
Entre as várias ações já realizadas pelo Instituto estão filmes publicitários, um deles ganhador do Leão de Bronze em Cannes (Carlinhos), assessoria na inserção de personagem com síndrome de Down na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos (2006), lançamento dos primeiros bonecos com características de síndrome de Down industrializados, a Turma da Clarinha, assim como também no de Tati, personagem com síndrome de Down criado pelo Instituto Maurício de Sousa, entre outros.

Histórico do Manifesto

O Manifesto Ser Diferente é Normal foi criado para o Dia Internacional da síndrome de Down, (21/3) e apresentado no Brasil em março deste ano. O retorno do público foi tão grande (600 mil acessos em uma semana) que o MetaSocial decidiu lançá-lo mundialmente e expandir a iniciativa.
A idéia é que cada pessoa “assine” o Manifesto com sua imagem, reconhecendo que “Ser Diferente é Normal”, afinal, ninguém é igual. Cada pessoa é única. E a pior barreira que separa as pessoas é o preconceito. Somente através da inclusão de todas as pessoas na sociedade seremos capazes de construir uma sociedade para todos.
A princípio o website contará com versões em português, inglês e espanhol.
No Brasil, o Manifesto será apresentado na Casa Cor Campinas (30/8 a 6/10).
São parceiros do Instituto MetaSocial a Agência de Propaganda Giovanni+DraftFCB, a Rede Globo, Agência Inclusive, Microwave, Riot, Analog, e a SIACorp.
Apóiam a iniciativa:

Brasil
- Governo brasileiro, por meio da Coordenadoria Nacional para Inclusão da Pessoa com Deficiência, CORDE, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores
- Centro de Vida Independente (CVI Brasil) – http://www.cvi.org.br/cvibrasil.asp

EUA
- Inter-American Institute on Disability and Inclusive Development - http://www.iidi.org/- Global Partnership for Disability and Development (GPDD) – http://gpdd-online.org/index.php
- The Rolling Rains Report – Precipitating Dialogue on Travel, Disability, and Universal Design - http://www.rollingrains.com/- Mr. Blue Sky Movie – Changing lives through Changing Mindshttp://www.mrblueskymovie.com/
(As organizações/instituições interessadas em apoiar a campanha devem enviar mensagem para o email: http://br.mc431.mail.yahoo.com/mc/compose?to=agencia.inclusive@gmail.com)
6/9, Nova York, EUA – 46th ST, entre 5ª e 6ª Avenida – horário a confirmar
EUA
Nova York – Patricia Almeida – 1-917-428-4756 - pat_lucas@yahoo.com
Brasil
Rio – Helena Werneck – 55-21-7832-3221 – ID 7*46363 – helena@metasocial.org.br
Rio – Márcia Carlos de Andrade – 55-21-9190-9341 – marciadeandrade@globo.com
Campinas – Patricia Heiderich – 55 – 19- 7803.9014 – ID 7*46364 mailto:patr%C3%ADcia@metasocial.org.br

Mais informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário