quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Propaganda infantil: novas regras

Um grupo de 24 fabricantes de alimentos e bebidas do Brasil anunciou recentemente que vai acabar com a publicidade dirigida a crianças de até 12 anos a partir de janeiro de 2010. Mas, mesmo com a decisão das empresas, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicará até o fim de 2009 novas regras para a propaganda de produtos com altos níveis de açúcar, sal e gorduras. Aí estão incluídos chocolates, bolachas recheadas, salgadinhos e refrigerantes.
A propaganda desses alimentos deverá conter frases informativas, a exemplo do que ocorre com medicamentos. Além disso, os anúncios dirigidos a crianças só poderão ser veiculados entre as 21 horas e 6 horas da manhã. Animações e uso de personagens de desenhos infantis nos comerciais ficam proibidos. Também não poderão ser feitas ações de marketing em escolas e materiais escolares. A justificativa para tudo isso está nos dados do SUS (Sistema Único de Saúde). Pesquisas realizadas em amostras populacionais mostram que o sobrepeso e obesidade atingem cerca de 30% das crianças brasileiras.

Sintonia Social com Rulian Maftum. O Sintonia Social é uma iniciativa da rádio Lumen FM - 99.5. O interprograma vai ao ar todos os dias às 8h e às 12h. E-mail para contato rulian.maftum@grupolumen.com.br.


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